contato
central cliente download login meu orçamento central atendimento twitter facebook treinamentos

Casos de Sucesso

Conheça algumas de nossas soluções que foram um sucesso para nossos clientes e fornecedores. Veja e avalie nossa capacidade produtiva e compromisso com a qualidade.
Data: 06/06/2018

Caso de Sucesso Endress+Hauser – Gerenciamento de Ativos na Fiagril

Necessidade:
Uma das áreas de maior importância dentro das indústrias, sem dúvidas, é o PCM (Planejamento e Controle da Manutenção). Evitar as terríveis paradas não programadas para manutenções corretivas (que geram custos elevados) é de grande importância para qualquer empresa.
Caso de Sucesso Endress+Hauser  – Gerenciamento de Ativos na Fiagril

Soluções

A solução de Gerenciamento de Ativos da Endress+Hauser consegue, através de uma Fieldgate com o Asset Monitor e do software FieldCare, ter acesso remoto a toda configuração e diagnósticos dos instrumentos de campo, proporcionando uma melhor gestão do tempo e evolução de uma manutenção corretiva para uma preditiva, diminuindo assim os custos de homem-hora e planta parada.
Uma das empresas que já implantaram essa solução é a Fiagril, localizada em Lucas do Rio Verde – MT. Possuindo uma arquitetura de rede com CLP da Siemens S7, e mais de 270 equipamentos de campo (dentre eles medidores de vazão, pressão, nível, temperatura e atuadores), desenvolvemos junto ao cliente essa integração em Profibus, com a Fieldgate SFG500.
A primeira etapa foi obter os parâmetros de Rede (Bus Parameter) para que fosse analisado qual impacto teria a instalação do SFG500. Após efetuado a análise e estar dentro dos parâmetros desejados, fomos ao cliente com um analisador de rede para verificar a qualidade do sinal. Feito estes 2 passos foi instalado a Fieldgate SFG500 que possuímos como DEMO, e iniciado o processo de demonstração ao cliente na prática. A Figura 1 mostra como era a arquitetura inicial.

Com a implementação da solução, composta por 2 Fieldgates PROFIBUS SFG500, 2 Asset Monitor SFM500 e o Fieldcare para 512 TAG’s, passamos a ter visibilidade dos instrumentos de campo. Abaixo o que foi proporcionado ao cliente, ao fim do comissionamento:
• O FieldGate + Asset Monitor coleta e transmite todas as informações de diagnósticos e status dos equipamentos de campo. A SFG500 possui webserver integrado, onde o cliente pode, através da rede, acessar o IP da Fieldgate e verificar o status, mensagens de erro e possíveis soluções para defeitos da instrumentação. Também configurado endereços de e-mail para ser enviado alerta quando ocorrer falha em um equipamento.
• Através do FieldCare conseguimos configurar, parametrizar e ter acesso aos diagnósticos.
• Possibilidade de passar de uma manutenção corretiva para preditiva, reduzindo o número de paradas.
• Monitoramento contínuo dos instrumentos, tanto da Endress+Hauser, quanto de outros fabricantes.

Com a evolução da inteligência dos dispositivos de campo a tendência é, cada vez mais, os próprios equipamentos se autodiagnosticarem e, com isso, diminuir os custos inesperados de paradas e melhorar a confiabilidade do processo. Saber gerenciar essas informações de forma prática e efetiva é, sem dúvidas, de suma importância para que a manutenção da planta funcione cada vez melhor.

voltar